SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Diseño y evaluación del compostaje como alternativa para el tratamiento de residuos de aditivos en la construcciónReducción de desperdicios de materia prima en una empresa del sector metalmecánico mediante la implementación y modelación del cutting stock problem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Producción + Limpia

versión impresa ISSN 1909-0455

Resumen

QUIJANO PEREZ, Silvia Andrea; SOTO ZULUAGA, Adriana María  y  GIL GARZON, Miriam Janet. Estratégia didática baseada em perguntas para favorecer o pensamento crítico na classe de gestão ambiental no Instituto Tecnológico Metropolitano. Rev. P+L [online]. 2014, vol.9, n.1, pp.63-72. ISSN 1909-0455.

Introdução. O presente artigo mostra os resultados de uma estratégia didática aplicada numa classe de Gestão Ambiental (GA) no Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM). Objetivo. Conseguir nos estudantes atitudes críticas e de compadecimento frente a problemáticas ambientais locais. Metodologia. Trabalho grupal sobre temas ambientais, expostos no sala de aula de classe e orientados pela docente a partir de perguntas geradoras de polémicas. Resultados. As temáticas mais trabalhadas e que geraram maior polémica foram manejo de resíduos sólidos em bairros, e contaminação hídrica em quebradas municipais, ambas com um 23 % de ocorrência. Conclusões. Os estudantes mostraram uma melhora quanto à capacidade de resposta, coerência dos argumentos, e análise crítica das problemáticas ambientais discutidas. Ademais, a atividade gerou um clima de trabalho motivador predispondo o atendimento, e a participação comprometida além da matéria.

Palabras clave : gestão ambiental; estratégia didática; perguntas nas classes de ciéncias; pensamento crítico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )