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Entre Ciencia e Ingeniería

versión impresa ISSN 1909-8367

Resumen

FILIGRANA, A, L; SOLANO, F  y  COLLAZOS, C. A. Desenho de videojogos suportados em Smartphones através de padrões de interação. Entre Ciencia e Ingenieria [online]. 2016, vol.10, n.20, pp.57-65. ISSN 1909-8367.

Desde sua aparição nos anos 90, os padrões de software têm sido fonte de informação para tentar solucionar problemas recorrentes relacionados com a criação e interação de programas informáticos. Atualmente existe uma grande variedade destes padrões incluindo os padrões de interação, os quais estão focados em resolver problemas relacionados com a comunicação direta entre um usuário e diferentes tipos de sistemas software, como é o caso, por exemplo, os videojogos. Embora os padrões de interação também têm sido usados no contexto software de entretenimento tentando melhorar a comunicação entre os desenhadores e os jogadores, não é simples identificar quais dos padrões existentes poderiam ser considerados para adaptar-se à contextos dos videojogos suportados em smartphones. Nesse sentido, no presente artigo propõe-se e avaliam um conjunto de padrões de interação adaptados ao desenho de videojogos suportados em smartphones.

Palabras clave : Jogos de vídeo; padrões de interação; Smartphones; usabilidade.

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