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Entre Ciencia e Ingeniería

versão impressa ISSN 1909-8367

Resumo

TREJOS, F.D.  e  ALZATE, N.. Jogo nas nuvens: um estado da arte. Entre Ciencia e Ingenieria [online]. 2016, vol.10, n.20, pp.82-91. ISSN 1909-8367.

Os videogames se converteram num mercado que se expandiu com rapidez, mas para poder se executar os videogames atuais requer-se um computador ou consola de última geração, onde o primeiro apesar de que possui um melhor desempenho gráfico, requer atualizações de hardware que elevam seu custo. O anterior pode ser evitado com a implementação de nuvens baseadas em videogames onde os servidores brindam o processamento central e gráfico de aplicativos de altos requerimentos gráficos permitindo que todo usuário com conexão a internet possa executar em qualquer tipo de dispositivo videogames exigente graficamente de forma remota, sem a necessidade de se preocupar pelos requisitos de hardware que são necessários. Este paradigma é conhecido como jogo na nuvem. Neste paradigma existem diversas plataformas e serviços, na sua maioria soluções privados, criadas para minimizar a latência que experimenta o usuário final, ainda com pouca documentação sobre eles. Este artigo apresenta um estado da arte do jogo na nuvem com o fim de aportar para a documentação e apresentar campos de pesquisa nesta tecnologia.

Palavras-chave : Jogo na nuvem; jogo com serviço; GaaS; jogo remoto; RR- GaaS; LR- GaaS; CRA- GaaS.

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