Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares en SciELO
- Similares en Google
Compartir
CES Psicología
versión On-line ISSN 2011-3080
Resumen
BENDER HAYDU, Verônica; JACYNTHO ZACARIM, Marcela Roberta; DE SOUZA DOMINGOS, Allan Patrick y BORLOTI, Elizeu. Medidas comportamentais de presença em ambientes virtuais. CES Psicol [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.47-64. ISSN 2011-3080.
Para identificar e analisar as funções de respostas de interação com os estímulos de um ambiente virtual e suas relações com o grau de senso de presença relatado, utilizou-se o Xbox 360® com o jogo Kinect Adventures. Foram executadas quatro fases do jogo e feita aplicação de um questionário. As respostas verbais dirigidas aos estímulos virtuais não apresentaram um padrão comportamental, mas a frequência de respostas não verbais direcionadas a estímulos virtuais (RNV-EV) e o senso de presença aumentaram com o avanço nos estágios. Sugere-se que a frequência de RNV-EV é uma medida complementar apropriada do senso de presença e que fazer análises funcionais dos comportamentos emitidos durante a imersão pode ser uma forma útil de acessar o senso de presença.
Palabras clave : Senso de Presença; Xbox 360; Realidade Virtual; Análise do Comportamento; Comportamentos Privados.