SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19A estética da simplicidade. Uma reflexão a propósito de A vida nos bosques de Thoreau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Pensamiento palabra y obra

versão impressa ISSN 2011-804X

Resumo

VALENCIA HERNANDEZ, Esneider; LOPEZ-GIL, Gustavo Adolfo  e  RIOS-GOMEZ, Lorena. Confluências de músicas populares e tradicionais na obra de câmara de Aldemaro Romero Zerpa. Pensam. palabra obra [online]. 2018, n.19, pp.8-25. ISSN 2011-804X.

Este artigo explora a confluência entre músicas populares e tradicionais da América Latina nas obras para orquestra de câmara e solista (saxofone) do compositor venezuelano Aldemaro Romero (1928-2007). Evidenciam-se dinâmicas de mudança cultural e sua afirmação no fato musical, que manifestam uma problemática ao redor da identidade cultural na obra dos compositores latino-americanos desde a segunda metade do século XX. A música que Romero escreve nos últimos dez anos da sua vida, pode condensar as influências e experiências que este importante músico teve ao longo da sua carreira. Neste período, sua produção musical alcança o máximo nível, com 83 obras que involucram uma amplíssima variedade de formatos, incluindo concertos para todos os instrumentos sinfónicos -e para outros não tão convencionais-, cantatas, oratórios, música de câmara e peças sinfônicas. Sua obra constitui um patrimônio cultural da América Latina que se fortalece ainda mais no seu último período compositivo, ainda pouco conhecido.

Palavras-chave : Aldemaro Romero; músicas populares e tradicionais da América Latina; música de câmera latino-americana; saxofone latino-americano.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )