SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Tecno-espécies Antropo-fatas: o humano transitório ocidental e suas práticas sociais e culturaisO visual, recriar a contemplação subjetiva desde uma vivência ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Pensamiento palabra y obra

versão impressa ISSN 2011-804X

Resumo

CASTELLANOS SANCHEZ, Luis. O mestre de música: disputas e configurações do seu oficio Resumo. Pensam. palabra obra [online]. 2018, n.19, pp.88-99. ISSN 2011-804X.

O músico é um mestre porque ensina e sempre ensinará. No presente artigo é apresentada uma reivindicação entre o oficio estético deste sujeito e as marcas congênitas que estruturaram o mestre como artesão do ensino. Desta forma, o mestre de música configurou uma identidade e um saber próprio que o constitui como pedagogo através dos diversos momentos históricos nos que foi influenciado. Assim, expõem-se três matizes de distintos momentos históricos na Colômbia, nos que se relacionam as principais disputas do mestre regular e o oficio do músico, que frente às diversas situações emergentes, acomodou-se ao ensino. Descreve-se uma linha do tempo onde o músico encontrou no ensino linhas de fuga para sua limitada funcionalidade, até a atualidade, onde novamente é confrontado pelas vicissitudes contemporâneas e é necessário indagar sobre sua próxima disputa.

Palavras-chave : mestre; oficio; músico; artesão; marcas congénitas; educação musical.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )