20 
Home Page  

  • SciELO

  • Google
  • SciELO
  • Google


Pensamiento palabra y obra

 ISSN 2011-804X

LOPES, Maria Manuela. In Search of Memory Matter. []. , 20, pp.22-37. ISSN 2011-804X.

^a

Este artigo é uma exploração das questões levantadas no desenvolvimento de vários projetos artísticos durante a minha pesquisa Pós Doutoral, lidando com estudos sobre memória e matéria (conceitos, metáforas, funcionamento, aprimoramento). Problematizo pela produção artística partindo do entendimento de que o observador não é independente da realidade e que observação e experiência são construídas. Nessa premissa, exploro as possibilidades de que a memória e o conhecimento não refletem só um mundo exterior, mas um mundo interior e tento, pela obra, explorar várias possibilidades para criar empatia e afetar o público. Os projetos propõem uma reflexão sobre os aspectos éticos do aprimoramento humano e as tecnologias, como ICC/BCI, farmacologia ou tatuagens digitais, levantando questões em torno da memória e identidade e possíveis próximos passos na evolução do corpo humano, através da instalação artística. Exploro a possibilidade de traduzir as emoções diretamente para um objeto como uma lembrança de um certo momento e afirmo que quando as emoções e as memórias são ligadas diretamente à transformação do corpo e visíveis ao mundo exterior, quando a tecnologia nos permite enfatizar a perceção das emoções na pele, a fronteira desvanecesse e pode levar à reflexão e alteração de comportamentos coletivos.

^lpt^a

Este artículo explora las preguntas planteadas en el desarrollo de varios proyectos artísticos durante mi investigación posdoctoral, trabajando con estudios sobre memoria y materia (conceptos, metáforas, funcionamiento, perfeccionamiento). Problematizo la producción artística partiendo del entendimiento de que el observador no es independiente de la realidad y que la observación y la experiencia son construidas. En esa premisa, exploro las posibilidades de que la memoria y el conocimiento no reflejen sólo un mundo exterior, sino un mundo interior e intento, en la obra, explorar varias posibilidades para crear empatía y afectar al público. Los proyectos proponen una reflexión sobre los aspectos éticos del perfeccionamiento humano y las tecnologías como ICC/BCI, farmacología o tatuajes digitales, planteando preguntas en torno a la memoria e identidad y posible próximos pasos en la evolución del cuerpo humano a través de la instalación artística. Exploro la posibilidad de traducir las emociones directamente a un objeto como un recuerdo de un determinado momento y afirmo que cuando las emociones y las memorias están vinculadas directamente a la transformación del cuerpo y visibles al mundo exterior, cuando la tecnología nos permite enfatizar la percepción de las emociones en la piel, la frontera se desvanece y conlleva a la reflexión y la alteración de comportamientos colectivos.

^les^a

This paper explores the questions posed in the development of several artistic projects during my postdoctoral research, working with studies on memory and matter (concepts, metaphors, performance, improvement). I problematize artistic production based on the understanding that the observer is not independent of reality and that observation and experience are something that is built. On that premise, I explore the possibilities that memory and knowledge do not reflect the outside world only, but also an inner world, and I attempt to explore different possibilities to create empathy and affect the audience. The projects propose a reflection on the ethical aspects of human improvement and technologies such as ICC/BCI, pharmacology or digital tattoos, raising questions about memory and identity and possible next steps in the evolution of the human body through installation art. I explore the possibility of translating emotions directly to an object as a memory of a certain moment and affirm that, when emotions and memories are directly linked to the transformation of the body and visible to the outside world, when technology allows us to emphasize the perception of emotions on the skin, the border vanishes and leads to reflection and the alteration of collective behaviors.

^len

: .

        · | | |     ·     · ( pdf )