SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22Causing Encounters with Art through the Cracks of Aesthetic Nutrition and Cultural MediationPost-conflict Reconciliation, Learning with Egalitarian Peoples: South- Africa after Apartheid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Pensamiento palabra y obra

Print version ISSN 2011-804X

Abstract

CHEVALLIER, Jean-Frédéric. Como passar de uma imagem para outra? Pelo que? [8 pontos na estratégia de montagem de Godard]. Pensam. palabra obra [online]. 2019, n.22, pp.74-87.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 2011-804X.

Nos filmes de Jean-Luc Godad, não há ligações aparentes - sejam elas lógicas, narrativas ou sensório-motoras - entre uma imagem e a que se segue. No entanto, na passagem de um para outro, algo acontece, forte e vigoroso, um fluxo de vida. Como Jean-Luc Godard consegue isso? e para que? Para essas duas perguntas, Gilles Deleuze fornece elementos de resposta. É, explica o filósofo francês, combinar as imagens de tal maneira que a qualidade da diferença entre elas produz um terceiro elemento -semelhante, completo Jean-Frédéric Chevallier, ao que gera o encontro, na boca, entre um vinho e um queijo: um terceiro sabor. E, acrescenta Deleuze, é precisamente essa experiência de um elo criativo que traz à tona algo inesperado que dá fé no mundo contemporâneo. O efeito estético de um filme de Jean-Luc Godard é despertar em seus espectadores o desejo de tecer relações entre diferenças - e a alegria de fazê-lo.

Keywords : estética; cinema; relação; entre-dois; imagem; sabor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )