SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Multipropaz: experiencias de mediación desde la potencia de la vida. Una lectura desde la paz imperfectaPrácticas educativas en ambientes virtuales de aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Aletheia. Revista de Desarrollo Humano, Educativo y Social Contemporáneo

versión On-line ISSN 2145-0366

Resumen

CUENCA CORDOBA, Ana María; RAMIREZ SEPULVEDA, Angie  y  BELTRAN BAUTISTA, Luz Ángela. A configuração da subjetividade politica em jovens estudantes e sua relação com a rede social Facebook. Aleth. rev. desarro. hum. educ. soc. contemp. [online]. 2016, vol.8, n.2, pp.28-47. ISSN 2145-0366.

O presente trabalho desenvolveu uma proposta compreensiva sobre a configuragao da subjetividade política a partir das narragoes de jovens estudantes sobre a rede social Facebook. Para isso, foi elaborada uma metodologia com abordagem hermenéutica que possibilitou o reconhecimento dos processos de subjetivagao vinculados com as formas específicas de interagao na rede social virtual, a identificagao do sentido político implicado nas narragoes dos jovens e a análise das formas de regulagao reconhecidas em relagao com a política de uso responsável das TIC. A análise da informagao foi feita através das categorias conceituais propostas por Ruiz e Prada (2012), permitindo, assim, identificar nos jovens, formas específicas de ver e se posicionar no mundo, caracterizadas pela apropriagao de posturas críticas e sentidos ético-políticos definidos, com os quais questionam a realidade.

Palabras clave : Facebook; redes sociais virtuais; subjetividade; subjetividade política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons