SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número18DIDÁCTICA DE LA LECTOESCRITURA UNIVERSITARIA: DOS RESEÑAS A JONATHAN POTTERLO VIVO Y LA VIDA COMO PRÁCTICAS DE GOBIERNO EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Praxis & Saber

versión impresa ISSN 2216-0159

Resumen

SOSA GUTIERREZ, Pedro Alexander  y  CHAPARRO CARDOZO, Élver. ARQUEOLOGIA E GENEALOGIA, OPERADORES CONCEPTUAIS PARA PESQUISAR EM EDUCAÇÃO. Prax. Saber [online]. 2017, vol.8, n.18, pp.157-177. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n18.2017.7246.

A proposta do artigo gira em torno aos usos e formas de apropriação de algumas categorias e conceitos da arqueologia e a genealogia foucaultianas, como operadores conceptuais que permitam novas abordagens do campo educativo. Para tal fim revisam-se ditas categorias para a pesquisa em educação. É deste modo que se descrevem as possibilidades e limitações destas categorias, a maneira de caixa de ferramentas para enfrentar a tarefa de pesquisar em educação e pedagogia.

Palabras clave : arqueologia; genealogia; pesquisa educativa; história; pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )