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La Palabra

versión impresa ISSN 0121-8530

La Palabra  no.39 Tunja oct./dic. 2020  Epub 23-Feb-2021

 

EDITORIAL

EDITORIAL

Witton Becerra Mayorgaa 

a Editor


La Palabra sobrevive mais um ano de trabalho editorial. Portanto, é importante fazer um balanço de 2020. Várias têm sido as circunstâncias que modificaram o nosso trabalho nesse ano de pandemia, no que tivéssemos podido, como feito por outras revistas, fazer uma chamada de publicação sobre literatura e pandemia ou algo similar, isto poderia responder à lógica da vida atual na qual a atualização gera resultados em reproduções, disseminação da informação massiva e distribuição dessa na internet. Não quisemos responder a essa lógica, mas respeitamos o processo editorial que tinha sido planejado o ano passado.

A ideia de que La Palabra fosse trimestral foi cumprida, o que nos possibilitou publicar dois números de diversas temáticas e dois de caráter monográfico. Um dos números monográficos foi sobre a biografia e o outro sobre Jorge Luis Borges. Os diversos, por outro lado, trataram temas tais como a literatura colombiana, a reflexão estética, a poesia chilena, a literatura peruana, a literatura e poesia argentinas, a poesia espanhola e a literatura inglesa clássica.

O desafio de publicar quatro números no ano tem sido alcançado com sucesso e por isso gostaria de agradecer à Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia pelo patrocínio da revista, à nossa assistente editorial, aos avaliadores dos artigos e, com certeza, aos autores que nutriram esse ano La Palabra com os seus resultados de pesquisa.

O exercício de uma nova periodicidade obriga-nos a propor um novo modelo à comunidade acadêmica que tem acolhido a nossa revista, dado o aumento das submissões. A partir do próximo ano La Palabra será uma revista de publicação continua, com cortes quadrimestrais, com dois números monográficos e dois diversos por ano. Dita variação permitirá a publicação dos artigos no momento no que a avaliação e o processo editorial tenham finalizado, sem esperar que todos os textos submetidos estejam prontos, pois serão publicados de forma continua. Isto permitirá fazer mais agíeis os nossos processos editoriais e, também, facilitar os processos de cada uma das submissões.

Assim, para o próximo anos teremos um número monográfico sobre cinema e literatura, coordenado pelo nosso editor associado Laura Zavala, outro acerca de literaturas, coordenado pelos nossos editores

associados Aurelio González e Adrián Freja. Da mesma maneira, eu, como editor geral da revista, coordeno os dois números diversos.

Temos decidido dar esse salto tendo em conta os resultados da periodicidade quadrimestral assumida sem maiores contratempos. Nesse desafio tivemos a permanência dos números diversos porque nos possibilitaram manter aberta a revista a temas variados, dali surge o número 39, no qual temos valiosos artigos resultado de pesquisa no Brasil, na Argentina e na Espanha.

Dois artigos sobre literatura argentina são publicados nesse número, um titulado "Diários falsos, confissões fabuladas e rostos feitos a medida: as performances intimistas de Alan Pauls", no qual, como é sublinhado no seu título, apresenta a obra do escritor argentino Alan Paul, o artigo não é só inovador em si próprio, mas apresenta um autor multifacetado que constrói uma obra a partir da variabilidade de possibilidades estéticas rompendo muitas vezes os gêneros e criando novas propostas. Por outro lado, o artigo titulado "A questão do território na poesia argentina contemporânea: objetivismo, "poesia dos noventa" e um experimento na Antártida" estuda alguns livros de poemas contemporâneos que se relacionam com o espaço e os lugares. O outro artigo, titulado "Relações entre a poesia de José Ángel Valente e a música espectral", apresenta um estudo da obra do poeta galego José Ángel Valente à luz da música espectral. Por fim, o artigo titulado "Ciência ficção e religião: um paralelo entre A máquina do tempo e Perelandra" termina de compor o número 39 da revista, tratando-se de um estudo comparatista clássico entre essas duas renomadas obras do cinema e da literatura que convergem numa visão religiosa segundo é proposto pelo autor.

Finalizamos desta forma o ano editorial de La Palabra convidando aos autores, leitores, avaliadores e membros dos Comitês da nossa revista a observa-la, lê-la e comenta-la.

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