SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The Contemporary Artist in the Communication of Unofficial History: Rhetoric of Disappearance in the Colombian ConflictFrom Layout to Transmedia Narrative: A Review of the Concept of "News Design" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Palabra Clave

Print version ISSN 0122-8285

Abstract

ARIAS-HERRERA, Juan Carlos. O silêncio da representação: a imagem das vítimas no cinema afegão pós-talibã. Palabra Clave [online]. 2018, vol.21, n.2, pp.410-444. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2018.21.2.7.

O cinema em Afeganistão tem estado inevitavelmente ligado aos diferentes conflitos que marcaram o contexto social do país e da região. A queda do regime talibã em 2001 permitiu o ressurgimento do cinema no país e, por tanto, a oportunidade de narrar o que a sociedade afegã havia experimentado durante os anos de mais radical repressão. Algumas obras do cinema afegão tem explorado modos de compreender a voz e o testemunho que se distanciam das fórmulas tradicionais repetidas pelas mídias em massa e pelo cinema mais comercial, e introduzem uma reflexão sobre as possibilidades expressivas do silêncio e a paralisia que muitas vezes passamos por alto devido à nossa pressa em privilegiar a palavra e a ação. Este artigo propõe uma análise de algumas obras do cinema afegão como um modo de conhecer e analisar o modo como outros enfrentaram o problema sempre aberto da reconstrução da memória por meio da voz daqueles que sofreram as consequências diretas de um conflito armado de várias décadas. Não se trata de sugerir que o contexto de Afeganistão deve usar-se como modelo na Colômbia na hora de pensar sobre o papel do cinema no chamado "pós-conflito", mas sim de abrir a possibilidade de pensar no problema de "dar voz" através da análise do que tem ocorrido em outros contextos, e do papel que foi atribuído à imagem nesses contextos.

Keywords : Cinema em Afeganistão; vítimas; representação; pós-conflito; cinema e política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )