SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Decadent Beauty and the ultra-metalhead: a Brief Analysis of the Literary and Ideological Influences of Parabellum's Lyrics"The Sweet Sounds of the Infinite Instruments" from the Decameron author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


La Palabra

Print version ISSN 0121-8530

Abstract

FERNANDEZ-COZMAN, Camilo Rubén. A função da valsa em Valses y otras falsas confesiones (1972) por Blanca Varela. La Palabra [online]. 2023, n.45, e02.  Epub July 19, 2023. ISSN 0121-8530.  https://doi.org/10.19053/01218530.n45.2023.14583.

A valsa crioula é um gênero musical praticado no Peru desde o final do século XIX e tem uma importante função em Valses y otra falsas confesiones (1972) da poetisa peruana Blanca Varela, integrante da chamada geração dos anos cinquenta. Com base no conceito de desmistificação (proposto por Umberto Eco) e no referencial teórico da Retórica Textual Geral de Stefano Arduini, são analisados alguns poemas representativos de Valses y otras falsas confesiones [Valsas e outras confissões falsas]. Nosso propósito central é afirmar que, para Varela, existem dois tipos de valsa: a criolla e aquela que defende os grupos marginais. Varela desmistifica a valsa crioula e, ao mesmo tempo, formula outro tipo de valsa que toma o lado dos grupos periféricos.

Keywords : Blanca Varela; poesia peruana; valsa; música; desmistificação; estágio artístico; rosa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )