SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Saber por experimentar: Biografía de "La poesía gauchesca" (1931-1957) de Jorge Luis BorgesBorges y el tango, una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


La Palabra

versión impresa ISSN 0121-8530

Resumen

ORDUZ RODRIGUEZ, Frank. Borges e a metafísica tanguista em Fervor de Buenos Aires. La Palabra [online]. 2020, n.38, pp.77-89.  Epub 23-Nov-2020. ISSN 0121-8530.  https://doi.org/10.19053/01218530.n38.2020.10771.

Jorge Luis Borges encontrou na profundidade existencial do tango uma força expressiva que cristalizou na sua obra. Este artigo propõe um exame da relação tempo e espaço que, a partir do tango, compõe o livro de poemas Fervor de Buenos Aires, do autor argentino.Com base nos conceitos de Borges acerca do tempo, nos fundamentos metafísicos, nas aproximações ao tango e na obra borgiana, este artigo estuda a recuperação do espaço perdido por meio da revalorização poética do tempo, ao estilo do tango, nos poemas de Fervor de Buenos Aires. Assim, em Fervor de Buenos Aires se poetiza o movimento interior que tanto o sujeito lírico quanto o sujeito de tango efetuam para resgatar a identidade do instante. Portanto, Borges desenvolve uma compreensão metafísica dos lugares emblemáticos do tango, razão pela qual sua concepção do tempo não é ubíqua e o sujeito dos seus poemas, e o dos tangos, se dispõe ao encontro com ideias intemporais nos espaços perdidos.

Palabras clave : Borges; Fervor de Buenos Aires; metafísica; tango; tempo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )