SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número40Así fue cómo pasó. Nadie nos ha contado. Análisis de artefactos visuales del museo «Para que no se repita» de ANFASEP de la ciudad de Ayacucho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Memoria y Sociedad

versión impresa ISSN 0122-5197

Resumen

MERLO, Alessandra. A memória nos olhos. Reflexões sobre imagens e história: podemos definir um repertório colombiano?. Mem. Soc. [online]. 2016, vol.20, n.40, pp.10-24. ISSN 0122-5197.  https://doi.org/10.11144/Javeriana.mys20-40.mori.

Qual a relação que as imagens estabelecem com a memória e a história? Em outras palavras: qual a função que as fotos têm em uma determinada narração de fatos passados e, sobretudo, qual o jeito em que uma imagem consegui sintetizar tal fato e ser quase um substituto mnemónico de ele? Queremos pensar nas imagens não apenas como veículo de conhecimento e memória histórica, mas também como construtor (não neutral) de um olhar tanto individual quanto coletivo. Por fim, o texto se pergunta se os colombianos compartilham um certo repertório de imagens do seu passado recente e, em caso afirmativo, se questionar sobre por que tais imagens, e não outras, foram impostas. Para fazer isso vai se utilizar criticamente o concepto de ícone secular, para ser aplicado em um exercício realizado com uma turma de estudantes.

Palabras clave : imagem; ícone secular; história; memória; Colômbia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons