SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1O grande capitão caído. Mito, história e ideologia em uma história de Bartolomé MitreBenjamín Vicuña Mackenna, "autor" da Quintrala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura

versão impressa ISSN 0120-2456

Resumo

OCASIO, RAFAEL. O tempo como significante abolicionista: um engenho cubano de açúcar de acordo com Anselmo Suárez e Romero. Anu. colomb. hist. soc. cult. [online]. 2022, vol.49, n.1, pp.159-189.  Epub 14-Dez-2021. ISSN 0120-2456.  https://doi.org/10.15446/achsc.v49n1.98764.

Objetivo:

Este artigo documenta a função laboral dos trabalhadores escravos que chegaram a Cuba, principalmente às plantações de açúcar, durante o comércio ilegal de 1820. Em particular, analiso sua presença no costumbrismo, tendência literária do momento que autocensurava relatar violações às leis trabalhistas proibindo a manutenção dos trabalhadores escravos.

Metodologia:

Examino as caracterizações costumbristas representativas de Anselmo Suárez y Romero (1818-1878), reunidas em sua Colección de artículos (1859).

Originalidade:

Destaco certas pinturas personalizadas de Suárez e Romero, as quais classifico como um "trabalho sentimental" do autor, dado que revelam informações detalhadas sobre a labor exaustiva do escravo e dados pessoais abundantes apresentados de forma positiva ou, como argumento, antiescravista.

Conclusões:

Analiso a passagem do tempo, marcada por frequentes referências a pores do sol e noites de intenso trabalho físico que serviram a Suarez y Romero como um ponto de partida para o desenvolvimento de uma técnica literária subversiva indiretamente relacionada ao forte tom antiescravista de suas imagens narrativas. O crepúsculo e o entardecer são, em sua maioria, sombrios e se relacionam à presença constante da morte; metáfora altamente romântica que aponta diretamente ao alto índice de mortalidade entre os trabalhadores escravos.

Palavras-chave : abolicionismo; costumbrismo; cuadros de costumbres; Cuba; escravidão; literatura; século XIX.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )