SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Almanaque de La Mujer para el año 1899: Construction of a New Story for Modern ReadersZacatecas: the Epidemics of Typhus and Smallpox at the End of the 19th Century. A Quantitative Approach, 1892-1893 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Historia y Sociedad

Print version ISSN 0121-8417On-line version ISSN 2357-4720

Abstract

CRISTIA, Moira. Imagens roubadas da repressão chilena. Redes transnacionais de denúncia e cinema contrainformacional durante a ditadura de Augusto Pinochet. Hist. Soc. [online]. 2019, n.37, pp.173-200.  Epub Oct 10, 2019. ISSN 0121-8417.  https://doi.org/10.15446/hys.n37.74268.

Entre 1979 e 1982, o cineasta chileno Ignacio Agüero filmou No olvidar, denunciando o desaparecimento de quinze habitantes de Isla de Maipo poucos dias depois do golpe de Estado que derrubou a Unidade Popular. Através dos depoimentos de parentes das vítimas cujos restos foram encontrados cinco anos mais tarde no Corno de Lonquén, Agüero reconstrói o evento em seu filme, montado e distribuído na Suíça. Em 1985, Miguel Littín, exilado desde 1973, entrou clandestinamente ao seu Chile natal para filmar Acta General de Chile, estreada na Espanha em 1986. Como, em uma ditadura tão repressiva quanto a liderada pelo general Augusto Pinochet, poderiam ser filmadas imagens com uma intenção contrainformacional e disseminadas na Europa? Reconstruindo essas duas experiências a partir de uma diversidade de fontes históricas, este artigo mostra que isso foi possível graças à colaboração entre opositores ao regime de Pinochet que estavam no país, exilados e atores europeus, tanto na produção quanto na distribuição destes materiais. O estudo analisa em particular a forma como a Association Internationale de Défense des Artistes victimes de la répression dans le monde (AIDA) participou nestas redes transnacionais. O trabalho postula que diante da "máquina de desimaginação" -como Georges Didi-Huberman conceituou as políticas de invisibilização da violência do regime nazista-, esses produtos audiovisuais contribuíram para a construção de um discurso visual de denúncia que cruzava fronteiras, a fim de sensibilizar a opinião pública transnacional e pressionar os Estados perpetradores dos crimes contra os direitos humanos.

Keywords : cinema; ditadura; Chile; direitos humanos; exílio; redes transnacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )