SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45La función del vals en Valses y otras falsas confesiones (1972), de Blanca VarelaVersadoras de son jarocho: cyber-oralidad y subversión de género en Decimario (2021), de Evelin Acosta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


La Palabra

versión impresa ISSN 0121-8530

Resumen

CAPPUCCIO, Chiara. "Os doces sons dos instrumentos infinitos" do Decameron. La Palabra [online]. 2023, n.45, e03.  Epub 22-Jul-2023. ISSN 0121-8530.  https://doi.org/10.19053/01218530.n45.2023.15006.

A presença de lexis musical, representações e imagens no Decameron de Boccaccio é um elemento conhecido e recorrente no desenvolvimento da obra, tradicionalmente considerado como um dos elementos decorativos do enredo. Neste artigo tentaremos destacar como esta presença constitui um princípio de coesão interna no texto que contribui para a manutenção da sua estrutura unitária. Com este objectivo em mente, iremos analisar diferentes passos no trabalho de Boccaccio, relacionados com a música, destacando a função estrutural que desenvolvem na narrativa. O resultado destas análises confirma a centralidade que a música adquire no quadro narrativo da obra, onde o projecto literário de Boccaccio e o propósito narrativo dos dez protagonistas são expressos. Finalmente, serão tiradas conclusões sobre a trama musical do Decameron, indicando a sua relevância para uma leitura orgânica do enquadramento literário desta obra.

Palabras clave : Decameron; Boccaccio; narração; estrutura; música.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )