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Literatura: Teoría, Historia, Crítica

versão impressa ISSN 0123-5931

Resumo

FUENTES RETAMAL, Pablo. A mancha indelével de Aniceto Hevia: determinismo e superação na tetralogia narrativa de Manuel Rojas. Lit. teor. hist. crit. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.171-206. ISSN 0123-5931.  https://doi.org/10.15446/lthc.v17n1.48693.

O presente artigo propõe um estudo das catálises ou detalhes da narração na tetralogia narrativa de Manuel Rojas, isto é, Hijo de ladrón (1951), Mejor que el vino (1958), Sombras contra el muro (1964) e La oscura vida radiante (1971). O narrador rojiano se vale dos pormenores do relato para desestabilizar os olhares deterministas que vinculam seu protagonista, Aniceto Hevia, com a criminalidade. Desse modo, as catálises constituem estratégias discursivas que permitem à narrativa de Rojas desvincular-se da herança positivista.

Palavras-chave : Manuel Rojas; catálise; detalhes; descrições; tetralogia narrativa; determinismo.

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